Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Maranhão
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe MaranhãoInforme Maranhão
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TCE

Tecnologia: robô Cazumbá vai monitorar portais da transparência de todo o estado

27 de março de 2025
Compartilhar

Um dos produtos de maior impacto no conjunto de atividades de controle desenvolvida pelo TCE-MA ganha um reforço extra a partir de agora, com a entrada em atividades do robô “Cazumbá”. Desenvolvido pelo setor de Tecnologia de Informação do (Secretaria de Tecnologia e Inovação – Setin) do órgão, o robô cujo nome homenageia a cultura popular do estado, com o enigmático personagem do bumba-meu-boi, teve sua estreia oficializada nesta quinta-feira (27), em reunião na Secretaria de Fiscalização do órgão, da qual participaram o secretário Fábio Alex de Melo, a corregedora do TCE, conselheira Flávia Gonzalez Leite, desenvolvedores de TI e lideranças de Fiscalização.

Em atividade a partir de hoje em caráter experimental por três meses, período em que passará por testes e ajustes até a versão 2.0, o robô Cazumbá ficará responsável pelo monitoramento permanente dos Portais da Transparência como parte das rotinas de fiscalização do tribunal, visando aprimorar a transparência dos municípios.

De acordo com a secretário de Fiscalização, o desenvolvimento da ferramenta partiu da constatação de que os municípios do estado ainda ficam muito a dever no que se refere à disponibilização das informações relativas à transparência, abaixo de um nível aceitável de permanência e estabilidade.

Segundo ele, são recorrentes as situações em que o portal de transparência de um município chega a ficar semanas fora do ar. “Então, nesse primeiro momento ele vai verificar a disponibilidade dos sites de prefeituras e câmaras municipais, entrando e fazendo essa checagem duas vezes ao dia de forma automática. Uma vez constatada a recorrente indisponibilidade do site, o Tribunal aplicará multa e o gestor será responsabilizado”, explica o auditor.

Nessa fase experimental, o monitoramento feito pelo Cazumbá vai se limitar à disponibilidade, ou seja, ele não vai fazer uma análise do conteúdo. Passado o período de ajustes, essa análise também passará a ser feita pela ferramenta, com um nível de precisão que possibilitará dizer que se aquele site atende a exigências de transparência no nível federal ou estadual, “além dos parâmetros estabelecido pelo Tribunal para um portal apto a dar informações importantes sobre a gestão pública para sociedade”, assegura o secretário.

Assuntos TCE
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

TCE

Cartilhas do TCE orientam sobre compras públicas e regularização fundiária urbana

16 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa de evento com foco no fortalecimento da gestão

16 de julho de 2025
TCE

TCE incia segunda etapa da fiscalização em obras federais inacabadas na área da educação

14 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa do maior fórum de discussão sobre políticas públicas do estado

14 de julho de 2025
TCE

Conhecendo o TCE: Tribunal recebe estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

9 de julho de 2025
TCE

TCE notifica prefeitos sobre preenchimento de questionário relativo à Política Nacional de Resíduos Sólidos

8 de julho de 2025
Informe MaranhãoInforme Maranhão