Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Maranhão
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe MaranhãoInforme Maranhão
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TCE

TCE realizará Reunião Técnica sobre o Pacto Nacional pela Retomada de Obras na Educação Básica e profissionalizante

28 de março de 2025
Compartilhar

Em atendimento a solicitação da União dos Dirigentes Municipais da Educação – UNDIME/MA, será realizada na próxima segunda-feira, 31, Reunião Técnica on line sobre a Situação das Obras em processo de Repactuação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O link para a participação na reunião será distribuído pela UNDIME a todos os secretários de educação dos municípios que ainda não aderiram ao pacto.

O objetivo da reunião é esclarecer os gestores públicos sobre os aspectos que envolvem a repactuação das Obras Inacabadas e Paralisadas junto ao FNDE, cujo prazo se encerra no próximo dia 31 de março. Desta forma, busca-se assegurar que os municípios maranhenses concluam corretamente esse processo.

Além dos técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), devem participar da Reunião Técnica a Undime Maranhão e representantes dos municípios envolvidos.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) será responsável pelas fiscalizações relativas ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia destinados à Educação Básica e profissionalizante, previsto na Lei nº 14.719. Liderado pelo governo federal, o pacto é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O objetivo do pacto é realizar em todo o país obras em escolas de educação infantil, ensino fundamental e profissionalizante, incluindo reformas, ampliações de estruturas educacionais, além de quadras e coberturas de quadras esportivas. Com a conclusão das obras de infraestrutura na área de educação, a estimativa é que sejam criadas mais de um milhão de novas vagas nas redes públicas de ensino em nível nacional.

Levantamento do Ministério da Educação (MEC) apontou que o Maranhão é o estado com o maior número de obras paralisadas, sendo também a unidade da Federação que pode receber o maior volume de recursos para a conclusão das obras, contudo, apresenta ainda baixos níveis de adesão ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia destinados à Educação Básica e profissionalizante.

A reversão deste cenário adverso é indispensável para a melhoria da infraestrutura na área de educação, contribuindo, desta forma, para o adequado desenvolvimento das políticas públicas neste campo estratégico para o desenvolvimento socieconômico maranhense.

Para o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, a Reunião Técnica possibilitará aos participantes entender em profundidade o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia destinados à Educação Básica e profissionalizante, tendo como resultado a adesão de todos os municípios que dele são objeto. “Orientaremos todos sobre os aspectos técnicos do pacto, esclareceremos dúvidas e esperamos que todos assinem o termo de adesão, para que as obras sejam concluídas”, afirma.

Assuntos TCE
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

TCE

Cartilhas do TCE orientam sobre compras públicas e regularização fundiária urbana

16 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa de evento com foco no fortalecimento da gestão

16 de julho de 2025
TCE

TCE incia segunda etapa da fiscalização em obras federais inacabadas na área da educação

14 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa do maior fórum de discussão sobre políticas públicas do estado

14 de julho de 2025
TCE

Conhecendo o TCE: Tribunal recebe estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

9 de julho de 2025
TCE

Notícias

8 de julho de 2025
Informe MaranhãoInforme Maranhão