

O procurador-geral de justiça do Maranhão, Danilo José de Castro Ferreira, e o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPMA, Fábio Mendes, participaram, nesta segunda (7) e terça-feira (8), de um ciclo de capacitações promovido pelo MP Digital, realizado em São Paulo.
Organizados pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), MP Digital, a Google Cloud, a Xertica.ai e a Amazon Web Services (AWS), os encontros ocorreram com imersões presenciais nos escritórios do Google e da AWS, na capital paulista. A proposta foi promover um ambiente formativo e estratégico voltado às lideranças, ampliando a compreensão sobre o impacto das tecnologias emergentes na atuação institucional e na construção de soluções colaborativas.
Estiveram presentes o presidente da CPE e da Estratégia Nacional do MP Digital, conselheiro Moacyr Rey Filho, os conselheiros do CNMP Antônio Edílio Magalhães, Paulo Cezar dos Passos, Fernando Comin, Engels Muniz e Cíntia Brunetta, além dos PGJs do MP brasileiro.
A imersão no Google foi centrada no potencial da IA generativa para transformar a atuação institucional, com apresentações de especialistas sobre arquitetura tecnológica, segurança, uso ético de IA e interoperabilidade. Foram compartilhadas experiências internacionais e discutidas formas de incorporar a IA aos sistemas do MP de forma integrada e estratégica.
No dia seguinte, o Encontro Executivo da AWS aprofundou o debate sobre soluções desenvolvidas com base em demandas reais de instituições públicas, com foco na resolução de problemas concretos enfrentados.
O conselheiro Moacyr Rey Filho destacou que a transformação digital não se limita à adoção de novas tecnologias, mas exige uma atuação estratégica, sustentada por inteligência institucional, cultura de dados e visão colaborativa: “Estamos diante de um tema crítico para o futuro do Ministério Público. A transformação digital não se resume à aquisição de ferramentas, mas à construção de estratégias capazes de gerar valor público, com base em inteligência institucional, cultura de dados e atuação em rede”.
Para o chefe do MP maranhense, Danilo de Castro, é fundamental que o Ministério Público tenha conhecimento dos avanços tecnológicos para se manter constantemente atualizado. “Comparecer a esses eventos é muito importante para que tenhamos um norteamento acerca das ações no futuro em termos de tecnologia, perfil institucional, no Ministério Público. Conseguimos vislumbrar o que vai ser de importante para o Ministério Público e conhecer todo o arcabouço tecnológico institucional possível para que não sejamos atropelados pelas novidades”, avaliou.
Redação: CCOM-MPMA com informações do CNMP
The post SÃO PAULO – Membros do MPMA participam de programação do CNMP e CNPG sobre inovação e inteligência artificial no Google e AWS appeared first on Ministério Público do Estado do Maranhão.