Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Maranhão
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe MaranhãoInforme Maranhão
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MPMA

SÃO LUÍS – Ouvidoria do MPMA apresenta experiência de atendimento ao público

21 de março de 2025
Compartilhar

Sandra Elouf apresentou os avanços de sua gestão à frente da Ouvidoria

A ouvidora do Ministério Público do Maranhão, Sandra Elouf, foi uma das palestrantes do seminário “Ouvidoria Day” na manhã desta quinta-feira, 20, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em São Luís. O tema foi “As ouvidorias como ferramentas de fomento ao controle social e participação cidadã”. O evento é realizado em todas as cortes de contas do Brasil com foco na atuação das ouvidorias e no diálogo com a sociedade.

A representante do MPMA destacou que a Ouvidoria contribui para o fortalecimento do controle social, além de atuar como canal de comunicação, promover a transparência e o aprimoramento dos serviços públicos.

Debate sobre ferramentas de fomento ao controle social mobilizou participantes

Em 2024, o órgão registrou 10.654 atendimentos, com registros de manifestações. Desse total, a maior parte foi do tipo representação, com 9.999 ocorrências (93,85%), seguidas por pedido de informação, com 544; reclamação, com 96; elogio, com 14; e sugestão, com um registro.

As três principais demandas foram nas áreas: improbidade administrativa (2.217), eleitoral (1.056) e meio ambiente (1.007).

Na avaliação de Sandra Elouf, essa demanda crescente reflete a confiança da sociedade no trabalho desenvolvido pelo órgão. “Nosso objetivo é facilitar a interlocução do cidadão com o poder público”.

Palestrante apresentou dados sobre atendimentos

Para viabilizar o acesso, o órgão recebe, analisa e encaminha representações, reclamações, pedidos de informação, elogios, críticas e sugestões. Os registros podem ser feitos por meio de um formulário eletrônico, atendimento presencial, e-mail, telefones e WhatsApp.

Os servidores Emanuele Diniz e João Batista Borges falaram sobre o trabalho desenvolvido na Ouvidoria do MPMA e a importância do atendimento adequado aos cidadãos.

João Batista Borges, Sandra Elouf e Emanuele Diniz apresentaram casos de sucesso investigados a partir de denúncias à Ouvidoria

PERFIL DOS MANIFESTANTES

Foram registradas 2.138 manifestações anônimas, representando 29% do total. “Recebemos esse tipo de manifestação porque não podemos desconsiderar o fato de que cidadãos podem receber represálias ao denunciar a corrupção ou outras irregularidades na administração pública”.

O percentual de manifestações de pessoas físicas é de 55% e de pessoas jurídicas é de 16%. “O anonimato, embora represente uma parcela significativa das demandas, não impede a atuação do MPMA, que busca a apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, sempre em defesa da sociedade e do interesse público”, explicou a ouvidora.

A maioria dos manifestantes utiliza o cadastro de manifestação (formulário eletrônico), disponível no site do MPMA, que representou 52,75% do total das demandas em 2024.

OUVIDORIA ITINERANTE

De acordo com Sandra Elouf, foi observado o aumento no atendimento presencial nos últimos anos, resultado do Projeto Ouvidoria Itinerante, criado nesta atual gestão, bem como da inauguração dos postos de atendimento da Ouvidoria do Idoso e da Ouvidoria da Mulher. “Esses postos representam novos canais para o cidadão acessar a instituição”, ressaltou.

Em 2024, a Ouvidoria Itinerante deslocou-se para dez cidades do Maranhão: Olho Água das Cunhãs, Belágua, Santa Helena, Itapecuru-Mirim, Arari, Lago da Pedra, Pinheiro, Cantanhede, Zé Doca, Rosário e Alcântara. Nelas, foram realizados atendimentos e orientações jurídicas na área da educação, saúde, infância e juventude, pessoa idosa, pessoa com deficiência, meio ambiente, registros públicos, entre outros.

CASOS EMBLEMÁTICOS

A representante do MPMA apresentou três casos, com respostas positivas à sociedade, iniciados a partir de registros feitos na Ouvidoria e repassados às Promotorias de Justiça dos municípios de Cantanhede, Pinheiro e Vitória do Mearim.

O primeiro resultou na Operação Maat, na cidade de Cantanhede. A partir de denúncias recebidas, o Ministério Público iniciou investigações que resultaram em ações para a responsabilização de acusados de desviar recursos públicos na Câmara Municipal.

Em Pinheiro, o concurso público da administração municipal foi suspenso após denúncias de falta de transparência e irregularidades na contratação da empresa que seria responsável pela execução do certame. No município de Vitória do Mearim, a Promotoria de Justiça ingressou com Ação Civil Pública contra a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para a regularização do abastecimento de água.

AUTORIDADES

Participaram do evento, dentre outras autoridades, o presidente do TCE Maranhão, conselheiro Daniel Brandão; o ouvidor do TCE, conselheiro Caldas Furtado; o auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Jose Rui Moreira Reis; o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Oliveira Filho; e a coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU, Ingrid Evelyn Andrade.

Autoridades prestigiaram o “Ouvidoria Day”

Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)

Fotos: Larissa Ribeiro (CCOM-MPMA)

The post SÃO LUÍS – Ouvidoria do MPMA apresenta experiência de atendimento ao público appeared first on Ministério Público do Estado do Maranhão.

Assuntos MPMA
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MPMA

AMARANTE DO MARANHÃO – MPMA recomenda medidas de proteção aos animais na vaquejada

7 de julho de 2025
MPMA

SÃO LUÍS – Novos defensores públicos estaduais visitam o MPMA

4 de julho de 2025
MPMA

SÃO LUÍS – MPMA ajuíza Ação Civil Pública contra Federação Maranhense de Futebol por irregularidades na gestão

4 de julho de 2025
MPMA

SÃO PEDRO DOS CRENTES – MPMA propõe Ação por ato de improbidade por obra irregular

4 de julho de 2025
MPMA

CANTANHEDE – Corregedora-Geral do MPMA realiza visita ao Fórum e à Promotoria de Justiça

4 de julho de 2025
MPMA

BELÉM – MPMA participa de workshop sobre Consensualidade na Defesa do Patrimônio Público

3 de julho de 2025
Informe MaranhãoInforme Maranhão