Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Maranhão
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe MaranhãoInforme Maranhão
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MPMA

PRESIDENTE SARNEY – Ex-gestores são acionados judicialmente por fraudes em concurso público

6 de maio de 2025
Compartilhar

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, em 30 de abril, Ação Civil por ato de improbidade administrativa contra a ex-prefeita de Presidente Sarney, Valéria Moreira Castro, o ex-secretário municipal de Administração, Carlos Alberto Costa da Luz, e o ex-subprocurador do município, Marlon Ribeiro Pereira. A medida foi adotada após a constatação de graves irregularidades na condução do concurso público regido pelo Edital 01/2023.

Propôs a manifestação ministerial a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pinheiro, Samira Mercês dos Santos. O MP requereu, na ação, que sejam aplicadas as sanções previstas na Lei nº 8.429/1992 (Lei da Improbidade Administrativa), incluindo o pagamento de multa civil, a proibição de contratar com o poder público e outras penalidades cabíveis. O município de Presidente Sarney é termo judiciário da Comarca de Pinheiro.

A investigação do MPMA revelou a prática de diversos atos ilegais e dolosos, entre os quais a inscrição de membros da comissão do concurso como candidatos e a produção de documentos com datas manipuladas, com a inserção retroativa de atos no Diário Oficial do Município para mascarar irregularidades, além da falsa alegação de publicidade de atos administrativos.

O MPMA também atestou que, mesmo após a assinatura de um Acordo de Não Persecução Civil (ANPC), com cláusulas claras para garantir a lisura do concurso, os compromissários descumpriram os termos pactuados, violando os princípios da administração pública. O descumprimento do acordo resultou no pedido de revogação da homologação do certame.

“Com a Ação, o Ministério Público reafirma seu compromisso com a moralidade administrativa, o respeito aos princípios constitucionais e a proteção do interesse público, atuando para garantir que o acesso ao serviço público ocorra por meio de concursos legítimos, impessoais e transparentes”, ressaltou a promotora de justiça.

Redação: CCOM-MPMA

The post PRESIDENTE SARNEY – Ex-gestores são acionados judicialmente por fraudes em concurso público appeared first on Ministério Público do Estado do Maranhão.

Assuntos MPMA
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MPMA

PARNARAMA –  Fazendeiro é acionado por abandono de búfalos

9 de julho de 2025
MPMA

SÃO PAULO – Membros do MPMA participam de programação do CNMP e CNPG sobre inovação e inteligência artificial no Google e AWS

9 de julho de 2025
MPMA

SÃO LUÍS – Subprocuradora visita Diretoria das Promotorias da Capital

8 de julho de 2025
MPMA

AMARANTE DO MARANHÃO – MPMA recomenda medidas de proteção aos animais na vaquejada

7 de julho de 2025
MPMA

SÃO LUÍS – Novos defensores públicos estaduais visitam o MPMA

4 de julho de 2025
MPMA

SÃO LUÍS – MPMA ajuíza Ação Civil Pública contra Federação Maranhense de Futebol por irregularidades na gestão

4 de julho de 2025
Informe MaranhãoInforme Maranhão