Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Maranhão
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe MaranhãoInforme Maranhão
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TCE

Poeta Eduardo Júlio é atração do Encontro com Escritores

17 de junho de 2025
Compartilhar

Processo criativo, memória, referências literárias, presença da poesia no mundo atual. Esses foram os principais tópicos abordados pelo poeta maranhense Eduardo Júlio, que esteve no TCE nesta terça-feira (17) como convidado de mais uma edição do projeto “Encontro com Escritores”. O projeto é coordenado pela auditora e também escritora Rossana Jansen, e é uma atividade do Clube de Leitura Maria Firmina, da biblioteca da Escola Superior de Controle Externo – Escex.

Além do poeta, que também é um expoente histórico do jornalismo cultural maranhense, o encontro contou com a participação da poeta Adriana Gama de Araújo, que atendeu ao convite para fazer a mediação. Os dois são destacados atores da atual cena de poesia maranhense, integrantes do grupo de leitura de Poesia Reverso, que conta em seus quadros, entre outros, com os poetas Félix Alberto e Luís Inácio Costa.

Prestes a lançar Na Intimidade de um ser estranho, a poeta e historiadora, Adriana Gama de Araújo é mestre em História pela UFRN e professora das redes públicas estadual e municipal (São Luís). Tem quatro livros publicados: Mural de nuvens para dias de chuva (Penalux – 2018), TRaNSiTo (Olho D’água edições – 2019), Metábole (Urutau – 2021) e Na intimidade de um ser estranho (Mondru, 2024). Participou, também, da antologia Babaçu Lâmina – 39 poemas, organizada pelo poeta Carvalho Junior, em 2019. Tem, ainda, poemas publicados por diversas revistas literárias nacionais em formato digital.

Eduardo Júlio nasceu em São Luís, no ano de 1971. Passou a infância, em Basra, no Iraque. Publicou os livros Alguma trilha além (2005), prêmio da Secretaria de Cultura do Maranhão, O mar que restou nos olhos (7 Letras – 2020), finalista do Prêmio Jabuti, O sopro do lugar junto ao tempo (7 Letras – 2022) e Longo poente à deriva (7 Letras – 2024). Há quase 18 anos é servidor do Ministério Público do Maranhão, como jornalista na área de comunicação pública.

“Fiquei muito feliz e honrado com o convite. Acho que é uma oportunidade de apresentar a nossa poesia para um público mais abrangente, que não aquele mais restrito ao campo da literatura, além de ser um reconhecimento do nosso trabalho”, observou Eduardo Júlio. Para o poeta, iniciativas do tipo são louváveis, por ajudarem a compensar a carência de espaços de divulgação para a poesia e a literatura em geral. “Tem muita gente produzindo e que precisa dar mais visibilidade ao seu trabalho”, ressalta.

Assuntos TCE
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

TCE

Cartilhas do TCE orientam sobre compras públicas e regularização fundiária urbana

16 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa de evento com foco no fortalecimento da gestão

16 de julho de 2025
TCE

TCE incia segunda etapa da fiscalização em obras federais inacabadas na área da educação

14 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa do maior fórum de discussão sobre políticas públicas do estado

14 de julho de 2025
TCE

Conhecendo o TCE: Tribunal recebe estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

9 de julho de 2025
TCE

Notícias

8 de julho de 2025
Informe MaranhãoInforme Maranhão