Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Maranhão
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe MaranhãoInforme Maranhão
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MPMA

Exposição “A luz da cidade é aberta no Espaço de Artes Márcia Sandes

10 de abril de 2025
Compartilhar

Captar as diferentes interpretações da luz no cotidiano de São Luís foi a proposta do pintor Moura Júnior com a exposição “A Luz Ludovicense”, aberta na manhã desta quinta-feira, 10, no Espaço de Arte Márcia Sandes, na Procuradoria-Geral de Justiça, no Calhau. Organizada pela Secretaria de Planejamento do Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro Cultural, a exposição fica em cartaz até o dia 30 de maio, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Com inspiração no impressionismo, o artista retrata em suas obras paisagens de São Luís, lugar onde nasceu e do qual se orgulha de viver. Segundo o pintor, a luz é única em cada lugar do mundo, possibilitando perspectivas diferenciadas. “Olhando para a luz da nossa cidade, eu pude fazer trabalhos como o Brilho Ludovicense, que mostra a Igreja dos Remédios, com a perspectiva da luz do amanhecer; como o Palácio dos Leões em vários momentos quando a luz é exaltada pela noite. Como inspiração, tenho todo o movimento dos impressionistas, que tiveram como objeto de trabalho a luz, como a gente vê e como a gente tenta interpretar com o recurso das cores e das tintas nas telas”, destacou Moura Júnior, que agradeceu a instituição por ter abraçado seu trabalho.

Pintor Moura Júnior falou sobre suas obras; PGJ em exercício, Orfileno Bezerra, destacou direto à arte

Utilizando a técnica espatulado tinta acrílica sobre tela, além de paisagens de São Luís, o pintor também representou em suas obras símbolos religiosos, como o Calvário e uma interpretação da Santa Ceia; representações da justiça e até Dom Quixote, um personagem clássico da literatura mundial.

O procurador-geral de justiça em exercício, Orfileno Bezerra, ressaltou a arte como um direito e afirmou que a exposição dá oportunidade para que as pessoas valorizem a riqueza cultural da cidade. “Moura Júnior, com a sua técnica singular e a sua visão inovadora, nos apresenta obras que capturam a luminosidade de nossa cidade e suas notáveis expressões. Cada quadro é uma janela para a interpretação do cotidiano e da beleza ao nosso redor. Esta exposição é um convite à celebração da criatividade. Que a luz ludovicense inspire todos nós a enxergarmos o mundo com novos olhos e valorizarmos a riqueza cultural que nos cerca”, observou.

Também compuseram o dispositivo de honra o procurador de justiça Eduardo Nicolau, idealizador do Espaço de Artes Márcia Sandes, que destacou em sua fala a importância da divulgação dos artistas maranhenses no Ministério Público; e o curador e a administradora do Centro Cultural, o analista ministerial Francisco Colombo, e a servidora Dulce Serra, respectivamente.

Telas mostra perspectivas diferentes de paisagens da cidade

Redação: CCOM-MPMA

The post Exposição “A luz da cidade é aberta no Espaço de Artes Márcia Sandes appeared first on Ministério Público do Estado do Maranhão.

Assuntos MPMA
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MPMA

AMARANTE DO MARANHÃO – MPMA recomenda medidas de proteção aos animais na vaquejada

7 de julho de 2025
MPMA

SÃO LUÍS – Novos defensores públicos estaduais visitam o MPMA

4 de julho de 2025
MPMA

SÃO LUÍS – MPMA ajuíza Ação Civil Pública contra Federação Maranhense de Futebol por irregularidades na gestão

4 de julho de 2025
MPMA

SÃO PEDRO DOS CRENTES – MPMA propõe Ação por ato de improbidade por obra irregular

4 de julho de 2025
MPMA

CANTANHEDE – Corregedora-Geral do MPMA realiza visita ao Fórum e à Promotoria de Justiça

4 de julho de 2025
MPMA

BELÉM – MPMA participa de workshop sobre Consensualidade na Defesa do Patrimônio Público

3 de julho de 2025
Informe MaranhãoInforme Maranhão