Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Maranhão
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe MaranhãoInforme Maranhão
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TCE

Debate sobre futuro da gestão pública municipal marca encerramento de Encontro Maranhense de Controle

9 de maio de 2025
Compartilhar

Com a Palestra Magna “O futuro da gestão pública municipal: desafios e oportunidades”, proferida pelos professores livres-docentes da Universidade de São Paulo (USP), Ana Carla Biacheriene, e Luciano Vieira de Araújo, foi encerrado no final da tarde desta sexta-feira (09), no Hotel Blue Tree, em São Luís (MA) o Encontro Maranhense de Gestores.

Durante três dias, mais de oitocentas pessoas, entre prefeitos, secretários estaduais e municipais, vereadores, servidores públicos e especialistas de diversas áreas analisaram e debateram temas essenciais à gestão pública na atualidade, entre eles: governança e compliance como instrumentos da boa gestão municipal; Lei Geral de Proteção de Dados e o controle no setor público; planejamento e orçamento; tributos municipais; governança pública e integridade; transparência pública e saneamento ambiental.

A programação desta sexta-feira teve início às 08h da manhã com o Painel “Parcerias e diálogo federativo: construindo redes para o desenvolvimento local, que teve como expositores Monique Toledo Salgado, coordenadora-geral de assuntos estratégicos da Secretaria Nacional de Habitação
do Ministério das Cidades; Luciano Moretto, superintendente do Banco do Brasil; Carlos Cardoso, gerente de governo da Caixa Econômica Federal (CEF); Albertino Leal de Barros Filho, diretor-superintendente do SEBRAE-MA. Atuou com moderadora a auditora-geral do Estado do Maranhão.
Luana de Jesus Pereira.

Em seguida, às 10h da manhã, foi a vez do Painel que teve como tema “Estrutura urbana e meio ambiente: implantação de aterros sanitários em municípios maranhenses, que teve como expositores
Leonardo Carneiro Monteiro Picciani, secretário da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades; Pedro Carvalho Chagas, secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão; Fabricio Soler, professor e advogado especialista em Direito
dos Resíduos, Direito Ambiental e ESG/ASG. A moderação foi feita pelo Prof. Dr. Gustavo Pereira Costa, auditor estadual de controle externo do TCE-MA e ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Às 11h30, teve lugar a mesa temática “ Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana (Reurb/MA): a parceria entre o Judiciário e o governo municipal, tendo como expositores: Ticiany Gedeon Maciel Palácio, juíza de Direito e diretora-geral da Secretaria do Tribunal de Justiça do
Maranhão; e Lorenzo Silva de Pazolini, prefeito de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. A moderação foi feita pela conselheira e corregedora do TCE, Flávia Gonzalez Leite.

A programação foi retomada às 14h30, com a palestra “A autonomia municipal e o pacto federativo brasileiro”, apresentada por Marcélio Rodrigues Uchoa, Prof.º Dr. da Universidade Federal de Rondônia; prefeito do município de Nova Mamoré, no Estado de Rondônia, e vice-presidente da
Associação Rondoniense de Municípios (AROM). O moderador foi o conselheiro-substituto do TCE-MA e diretor da Escola Superior de Controle Externo do TCE, Antonio Blecaute Costa Barbosa.

A exemplo dos dias anteriores, a programação foi complementada com a realização de mesas temáticas que abordaram temas relevantes ligados ao controle da Gestão Pública.

Os trabalhos foram concluídos com a assinatura e leitura da Carta do Encontro Maranhense de Controle, assinada pelo conselheiro Daniel Brandão, presidente do TCE-MA, e por Raul Cancian Mochel, secretário de Estado da Transparência e Controle do Maranhão.

Na visão dos dirigentes do TCE-MA e da STC, o evento foi um grande sucesso, cumprindo plenamente seus objetivos, que se refere à discussão das melhores práticas e inovações de interesse da Administração Público e do sistema se controle. “Tenho a convicção de que O Encontro Maranhense de Controle contribuiu de forma decisiva para a promoção de uma gestão pública, estadual e municipal, cada vez mais efetiva e responsável, colaborando também para o fortalecimento dos sistemas de controle, interno e externo”, resumiu.

Assuntos TCE
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

TCE

Cartilhas do TCE orientam sobre compras públicas e regularização fundiária urbana

16 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa de evento com foco no fortalecimento da gestão

16 de julho de 2025
TCE

TCE incia segunda etapa da fiscalização em obras federais inacabadas na área da educação

14 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa do maior fórum de discussão sobre políticas públicas do estado

14 de julho de 2025
TCE

Conhecendo o TCE: Tribunal recebe estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

9 de julho de 2025
TCE

Notícias

8 de julho de 2025
Informe MaranhãoInforme Maranhão