

Os procuradores-gerais de justiça dos Ministérios Públicos do Maranhão, Danilo de Castro, e do Tocantins, Abel Leal Júnior, assinaram, nesta quarta-feira, 12, em Brasília, o Acordo de Cooperação Técnica nº 02/2025, que estabelece a cessão do direito de uso do sistema Athenas à instituição maranhense, mediante sua participação no Comitê Técnico de Gestão e Desenvolvimento do Athenas (AthenasLab).
O sistema Athenas, desenvolvido pelo MPTO, permite o gerenciamento integrado de serviços administrativos e finalísticos do Ministério Público. Com a adesão ao AthenasLab, o MPMA passa a contribuir para o desenvolvimento e a evolução do sistema, garantindo sua adequação às necessidades institucionais e sua modernização contínua.

Para Danilo de Castro, o acordo representa um grande avanço na transição dos processos físicos para uma nova fase, totalmente digital. “Esse sistema vai acelerar todo o processo de preparação da folha de pagamento e outros procedimentos, permitindo que avancemos cada vez mais”, avaliou.
O procurador-geral de justiça tocantinense considera que, além do avanço tecnológico, a parceria entre as instituições representa o fortalecimento da cooperação entre os Ministérios Públicos. “O sistema Athenas foi concebido para otimizar a gestão e a atuação ministerial, e compartilhar essa tecnologia com o Ministério Público do Maranhão reforça nosso compromisso com a inovação e a eficiência”.

Participaram da assinatura o assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça do Tocantins, Celsimar Custódio Silva, e a chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão, Thereza Muniz de la Iglesia.
Redação: CCOM-MPMA com informações do MPTO
The post BRASÍLIA – MPMA e MPTO assinam acordo de cooperação appeared first on Ministério Público do Estado do Maranhão.