

Nesta semana, o Ministério Público do Maranhão está realizando mais uma etapa do programa “Saúde Integrada: cuidando do corpo, da mente e da alimentação para a qualidade de vida no Ministério Público”, com uma programação de atendimentos voltados aos membros, servidores e colaboradores das promotorias de justiça da Baixada maranhense.
A ação é promovida pelo Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Diretoria-Geral e Seção de Saúde Funcional e inclui orientações e atendimentos nas áreas médica, psicológica e nutricional, com foco na prevenção e na melhoria da qualidade de vida.
As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira, 14, nos municípios de Bequimão, Cururupu e Mirinzal. Já nesta terça-feira, 15, as ações foram realizadas em Cedral, Guimarães e Santa Helena, com a presença do procurador-geral de justiça, Danilo de Castro. Até sexta-feira, 18, serão atendidos, ainda, os municípios de Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Pinheiro e São Bento.
“Estamos aqui em Santa Helena e na região da Baixada porque a nossa preocupação com os servidores, com a saúde mental, com a saúde física é proeminente. A gente tem que tratar das pessoas porque a situação não está fácil para todo mundo. E contamos aqui com profissionais do mais alto gabarito que com certeza irão ajudar muito todos e todas para que a gente possa desempenhar melhor as nossas atribuições”, destaca o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro.


De acordo com a coordenadora da Seção de Saúde Funcional, Daniela Salomão, a programação aborda os principais problemas de saúde em ambientes profissionais de alta exigência, como hipertensão, dores musculares e insônia. “Estamos reforçando a importância dos exames preventivos e de pequenas atitudes diárias para manter o corpo saudável. E também está sendo feito um levantamento das necessidades de cada local, de cada unidade, tanto de saúde física quanto da parte estrutural, inclusive com a presença do diretor-geral”, explica.
“Nós viemos com a proposta de falar de saúde integral, baseada em três pilares: um é a atividade física, o outro é a saúde mental e o outro é a alimentação saudável. Então, a partir desses três pilares, a gente desenvolve conversas e orientações sobre uma boa qualidade da saúde integral. Com isso, a Seção de Saúde se aproxima dos diversos municípios, das promotorias, das comarcas, e isso gera uma conexão. A partir dessa conexão é que a gente pode dar o suporte institucional, a orientação e construir um plano de saúde para cada servidor que procurar o setor”, detalha o psicólogo Eliandro Araújo.
Também estão participando das ações o diretor-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, Paulo Arrais, e a nutricionista Lilia Fróes.
Para o técnico ministerial Délio Márcio Carvalho, do município de Guimarães, a iniciativa é importante para garantir qualidade de vida, principalmente no ambiente de trabalho. “Essa é uma atividade de grande importância aqui para os servidores da promotoria, tendo em vista que, como a gente trabalha no interior, esses serviços ficavam mais difíceis, mas agora com essa iniciativa dos servidores da saúde funcional, do procurador-geral, a gente pôde ter uma conversa bastante produtiva sobre a questão de alimentação, questão de saúde mental, trazendo benefícios para os servidores e melhorando a qualidade de trabalho”, avalia.




Redação: CCOM-MPMA
The post MPMA realiza ações do programa “Saúde Integrada” em municípios da Baixada appeared first on Ministério Público do Estado do Maranhão.