Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Maranhão
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe MaranhãoInforme Maranhão
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TCE

Escex realizará capacitação em Inteligência Artificial Generativa

23 de abril de 2025
Compartilhar

A Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (Escex) realizará na sexta-feira, 25, a capacitação “Imersão em Inteligência Artificial Generativa (IAG) – Busca por uma Gestão Pública Eficiente”.

Direcionada aos servidores dos gabinetes dos conselheiros, conselheiros-substitutos e procuradores de contas, a iniciativa pretende capacitar os participantes para o uso estratégico da Inteligência Artificial nas atividades por eles realizadas, com foco no atendimento a princípios éticos e de forma eficaz e segura. Entre os itens que podem ser elaborados com o emprego adequado da Inteligência Artificial estão despachos, manifestações técnicas e relatórios, contribuindo para a elevação dos atuais níveis de produtividade.

A Inteligência Artificial Generativa (IAG) é uma ferramenta tecnológica capaz de criar novos conteúdos, como textos, imagens, músicas, áudios e vídeos, a partir de modelos complexos que podem realizar várias tarefas ao mesmo tempo, além de resumos, perguntas e respostas, classificações, entre outros elementos.

Sua utilização tem gerado impactos significativos nas mais diferentes áreas de atuação, especialmente aquelas que exigem o armazenamento e a análise detalhada de grandes volumes de informações, como é caso das atividades vinculadas ao controle externo.

A capacitação “Imersão em Inteligência Artificial Generativa (IAG) – Busca por uma Gestão Pública Eficiente” será ministrada pelos auditores estaduais de controle externo do TCE Bruno Ferreira Barros de Almeida e Jardel Adriano Vilarinho da Silva, no Laboratório 03, da Escex, a partir das oito e meia.

Entre os aspectos que serão tratados no treinamento estão: o surgimento da Inteligência Artificial Generativa (IAG), os fundamentos dos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), demonstrações dos potenciais do uso da IAG, riscos e impactos da inteligência artificial no TCE
e supervisão e ética na utilização da IAG.

Para o auditor Jardel Vilarinho, a capacitação permitirá que os participantes ampliem seus conhecimentos sobre a IAG e consigam fazer conexões com as atividades por eles realizadas para identificar possibilidades de uso eficiente desta ferramenta. “A Inteligência Artificial Generativa, quando utilizada de forma correta, permite avanços que conduzem a maior agilidade, eficiência e produtividade. A qualificação de nossos servidores sobre os recursos de IAG é fundamental para que possamos utilizá-la no TCE de forma a ampliarmos ainda mais o padrão de qualidade e o grau de efetividade das atividades de controle externo”, afirma.

Assuntos TCE
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

TCE

Cartilhas do TCE orientam sobre compras públicas e regularização fundiária urbana

16 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa de evento com foco no fortalecimento da gestão

16 de julho de 2025
TCE

TCE incia segunda etapa da fiscalização em obras federais inacabadas na área da educação

14 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa do maior fórum de discussão sobre políticas públicas do estado

14 de julho de 2025
TCE

Conhecendo o TCE: Tribunal recebe estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

9 de julho de 2025
TCE

Notícias

8 de julho de 2025
Informe MaranhãoInforme Maranhão