Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Maranhão
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe MaranhãoInforme Maranhão
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TCE

MPC assume a coordenação nacional da Rede de Controle da Gestão Pública

21 de fevereiro de 2025
Compartilhar

O Ministério Público de Contas (MPC) do Maranhão é o novo coordenador nacional da Rede de Controle da Gestão Pública. A escolha, para o mandato rotativo de um ano, foi decidida em reunião da executiva nacional realizada nesta quinta-feira (13) por meio de teleconferência, sacramentando o convite feito ao órgão no início do mês.

Com a formalização da escolha, o MPC assume a tarefa de articular nacionalmente as ações da Rede, que chega aos 16 anos de atividades exercendo um papel inovador no acompanhamento dos gastos públicos e no combate à corrupção, investindo no compartilhamento de informações e experiências. Cada estado possui a sua rede de controle, com uma secretaria-executiva que unifica todas as demais.

O procurador-chefe do MPC explica que o primeiro após a aclamação será, em conjunto com as demais redes estaduais, montar um plano de trabalho para o exercício. “ficamos felizes e honrados com o convite, que reflete o reconhecimento no plano nacional, da qualidade das ações da Rede de Controle no estado do Maranhão”, observa Douglas Paulo da Silva.

O procurador vê na escolha, além do reconhecimento, uma oportunidade valiosa. Ele explica que, como a Rede atua sob demanda, a posição de coordenador nacional possibilitar ao MPC tomar conhecimento de demandas e ações capazes de chamar a atenção para situações similares no Estado, possibilitando tomada de decisões que se antecipem ao agravamento de certos problemas. “Nesse sentido, a contribuição para o fortalecimento do controle externo em nosso estado será bastante expressiva”, avalia.

Ele lembra que em quase vinte anos de atuação, essa é a primeira vez em que um órgão integrante da Rede de Controle no Maranhão é escolhida para ocupar o cargo de coordenação. Na sua visão, a escolha reforça o conceito da Rede maranhense como uma das mais atuantes do país, a exemplo da luta pela garantia dos recursos do antigo Fundef, cuja modelo de atuação foi replicado e utilizado em vários estados do país.

O procurador destaca a similaridade entre a forma de atuação da Rede de Controle e o modelo do adotado pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça e do Colégio Nacional dos Procuradores Gerais de Contas. “São formas de atuação baseadas no diálogo permanente e no compartilhamento de demandas e soluções”, explica.

Para ele, as novas atribuições do MPC na Rede nacional trarão uma natural visibilidade para o controle externo maranhense, compartilhada por todos os órgãos envolvidos. “Tanto é que já fomos procurados pela Federação dos Municípios (Famem) se colocando à disposição para colaborar, o que é muito salutar para a Rede como um todo”, destaca.

Assuntos TCE
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

TCE

Cartilhas do TCE orientam sobre compras públicas e regularização fundiária urbana

16 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa de evento com foco no fortalecimento da gestão

16 de julho de 2025
TCE

TCE incia segunda etapa da fiscalização em obras federais inacabadas na área da educação

14 de julho de 2025
TCE

Transformar Juntos: TCE participa do maior fórum de discussão sobre políticas públicas do estado

14 de julho de 2025
TCE

Conhecendo o TCE: Tribunal recebe estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

9 de julho de 2025
TCE

Notícias

8 de julho de 2025
Informe MaranhãoInforme Maranhão